Atlético Clube de Portugal - Site Oficial | Subscreva os nossos Feeds. Subscrever!

Semana Desportiva

Newsletters

Nome:

E-mail:


Preferências.

Escola Futebol



Nº de Visitas:2762931

FOI HÁ CEM ANOS!


No dia 3 de Março de 1910, um grupo de rapazes de Santo Amaro a quem, como rezam as crónicas da época, “não faltava radiosa mocidade”, resolveu fundar um grupo a que decidiram chamar “GRUPO DOS 15”, designação acertada porque, além dessas 15 unidades, ninguém mais poderia ser admitido no grémio.

Chamavam-se António Pires, João França, António Marques, João Pilones (depois conceituado árbitro), Alberto Soares (o Alberto Serralheiro), Arnaldo, António e João da Mata (três irmãos), Silvestre Ramalho, Manuel Esteves, Francisco Lopes, José e Artur Garcia, Luiz Ferreira e Henrique Viegas, os fundadores e únicos membros do “GRUPO DOS 15”.

O sucesso desportivo rapidamente conduziu à transformação do “GRUPO DOS 15” no União Foot-Ball de Lisboa.

De um historial riquíssimo em modalidades como o futebol, o basquetebol, a natação, o ciclismo, o ténis de mesa, o hóquei em campo e o râguebi destacamos uma presença na final do campeonato de Portugal de Futebol e duas presenças em finais da 2ª. Divisão Nacional, um titulo de campeão de Portugal de basquetebol e seis títulos de campeão de Lisboa.   

A primeira direcção que o Clube teve era composta por Manuel Varela (Presidente), João França, António José Pires, António da Mata e Calamba. Três nomes, porém, ficarão para sempre ligados à história do União, por força da sua inteligência, capacidade de trabalho e espírito de sacrifício. São eles, Engº. Maria Fernandes, Frederico Porto e José Maria Amaral.

Ao passarem cem anos sobre a fundação do primeiro dos Clubes que estão na origem do Atlético, não podemos deixar de, a título de homenagem, referir os seus nomes deixando-lhes o nosso profundo agradecimento. A história do Atlético é, também, a história do União Foot-Ball de Lisboa e a história do Carcavelinhos Futebol Clube, e orgulhamo-nos dela.

São cem anos ao serviço do Desporto que o Atlético Clube de Portugal, hoje, orgulhosamente cumpre. Estamos, por isso, todos nós, sócios do Atlético e herdeiros da história do União e dos ideais dos seus fundadores, de parabéns!

Angelo Mesquita

Presidente da Direcção

 

@2009 Atlético Clube de Portugal
Estádio da Tapadinha - 1300-604 Lisboa
TELEF. 21 363 79 86 / 21 364 77 91 - FAX. 21 362 15 81 - e-mail: atleticocp(at)atleticocp.pt
Site optimizado para I.E. 7/8, Firefox 3, Opera 10 e Chrome 1 para a resolução de 1024px por 768px.
Produzido por N-Ideias