Novo Projecto de Formação do BASKET

É com orgulho que anunciamos que Tó Agostinho irá ser o responsável do Basket do Atlético, nomeadamente da reestruturação de todo o projecto e na renovação da formação desta modalidade que é tão querida para todos os Atléticos.

 

Damos a palavra ao Tó Agostinho, com a sua apresentação e entrevista:

“Sou António Agostinho, tenho 55 anos, comecei a jogar basquetebol aos 8 anos e até aos 25 anos representei o ACP em todos os escalões.

Joguei mais 3 anos no Estoril Praia onde terminei a minha carreira  como jogador e iniciei a de treinador. Fui o primeiro treinador adjunto do Henrique Vieira com quem trabalhei 3 anos no Estoril onde todos os anos subimos e deixámos o clube na Liga principal do Basquetebol português. Estive ainda no ano seguinte como adjunto do Henrique no Atlético – regresso este que não foi nada bem sucedido.

Posteriormente fui ainda adjunto do Rui Miranda na equipa principal do Algés e Dafundo. Depois retirei-me e criei uma equipa com amigos do nosso clube no Inatel onde fomos campeões nacionais por 3 vezes. A última vez que estive no Basquetebol foi há 2 anos com as equipas mini do Rio Seco.

Sou sócio do ACP há 43 anos com o número 202.”

 

Entrevista:

Bem-vindo a casa, Agostinho. Primeiras palavras para todos os sócios e adeptos do Atlético?

Primeiro que tudo, quero vos dizer que me sinto muito feliz e entusiasmado por voltar para casa e, que naturalmente, este é o maior desafio de toda a minha carreira no basquetebol e no nosso clube.

Como vês este processo de reestruturação do projecto de Basquetebol do Atlético e qual o papel que desempenharás?

Como é do conhecimento geral e já comunicado pela direcção do nosso clube, o basquetebol parte esta época numa situação única na nossa longa história (não tenho memória de alguma vez ter acontecido), de total e profunda reestruturação do mesmo.

É nesse sentido pois, que assumi a coordenação de todo o basquetebol nesta nova época de 2019/2020.

Qual a estrutura que pretendes implementar para este projecto?

Do ponto de vista desportivo, o que tenho para vos comunicar ao dia de hoje, é que da época passada transitam as pessoas que se apresentaram disponíveis para continuar a colaborar connosco, e que são o Pedro Machado que se vai manter no núcleo de minibasquete, o Fernando Jorge Sousa que este ano nos vai continuar a dar apoio do ponto de vista logístico uma vez que desportivamente não pode, e o Sr Ilídio que se manterá a colaborar connosco na secção de equipamentos, bolas e afins.

Na nova estrutura também já estão integrados o José Tereso que será o responsável pelo núcleo de veteranos e também integrará o núcleo de minibasquete, e, o Arnaldo Abreu que será o responsável pelo arquivo digital que estamos a criar e que será também lançado em breve.

 

Quais os escalões que existirão deste projecto e como vamos comunicar os mesmos?

Durante esta semana contamos lançar a campanha de divulgação e captação do minibasquete, via Internet e também através da afixação de cartazes nalguns pontos de Alcântara. A época de Minibasquete arranca no dia 09 de Setembro. O núcleo de veteranos já iniciou a sua actividade e ficou determinado que para já, às 3ªs e 5ªs às 20:30 o pavilhão estará disponível para os atletas deste núcleo treinarem. Quanto aos restantes escalões temos por objectivo criar de raiz (da última época apenas restaram cerca de 15 atletas mini e 7 Sub14 masculinos que estão a ser todos contactados) 2 equipas de Sub14 masculina e feminina, e o mesmo a nível de Sub16 (embora ainda a ser ponderado). A divulgação pelas mesmas vias (Net e cartazes) dos treinos de captação para estes escalões que terão início no dia 2 de Setembro, arranca também nos próximos dias.

Em jeito de resumo, quais são os traços gerais do projecto e o que podem esperar todos os simpatizantes do Atlético, em concreto do basquetebol?

Nos próximos dias espero trazer aqui um ponto de situação e alguns aspectos do plano traçado para esta época no que respeita a reestruturar a secção de basquetebol, que não é mais o de reencontrarmos o caminho da autonomia que alcançámos nos períodos mais gloriosos do nosso basquetebol.

Mensagem final para todos os associados do Atlético: Quais os escalões que existirão deste projecto e como vamos comunicar os mesmos?

Para já, e em jeito de apresentação, era dizer-vos um pouco do que está a acontecer, e uma vez mais agradecer o privilégio e a oportunidade que me dão de voltar para nossa casa. Contamos com todos os Atléticos nesta nova etapa do nosso Basquetebol!

Algumas fotografias do Agostinho enquanto Atleta do nosso Clube:

nº11

(segundo que está em baixo no lado direito)

Nº10

 

 

Mais novidades sobre o basket serão apresentadas brevemente. Fiquem atentos!