Os primeiros campeões do nosso clube.
Apesar de o futebol, mesmo em 1943, ser o desporto-rei, os primeiros campeões do nosso clube vieram do Atletismo. Com efeito, a secção orientada por António Barreto, foi a primeira a dar títulos ao Atlético Clube de Portugal, cerca de cinco meses após a sua fundação.

Em Fevereiro de 1943, a Associação de Atletismo de Lisboa organizava os Campeonato de Lisboa de Corta-Mato, destinados às categorias de Seniores, Juniores e Principiantes.

Em Seniores, sagrou-se campeão de Lisboa Filipe Luís, atleta do nosso clube, e em principiantes um nosso fundista, desta feita António Azevedo. O brilharete do Atlético não se ficou por aqui, já que por equipas a vitória também sorriu ao nosso clube.

Basket teve os primeiros seleccionados.
Coube à secção de basquetebol a honra de ver dois dos seus atletas escolhidos para representar a Selecção do Sul que, pela segunda vez, defrontava o combinado do Norte.

Mário Pinheiro e José Ferreira foram os primeiros jogadores do Atlético a serem seleccionados. Ambos fariam parte da equipa que na época 1942/43 venceria o campeonato de Lisboa.

O segundo Norte-Sul estava integrado no programa das “Jornadas Desportivas Nacionais”. O jogo foi ganho pela selecção sulista, que bateu a sua congénere do norte por 52-31.

Mário Pinheiro, ex-aequo com outros dois atletas, foi quem mais pontos marcou: 16.