Numa tarde de verão, em Setúbal, as mulheres de Alcântara apresentaram-se no campo da Várzea com um único objectivo: trazer para a Tapadinha a primeira vitória da época.
Assim foi. Mas não foi só uma vitória: a forma como o Atlético impôs o seu futebol não deixou margem para qualquer dúvida.
Mais soltas e alegres, deixando para trás o normal nervosismo do início de época, as nossas jogadoras impuseram um futebol de pressão alta, recuperação rápida de bola e ataque rápido.
Neste particular, as nossas flechas de Alcântara estiveram particularmente inspiradas: Jéssica, Margarida e Ana Gama foram um quebra-cabeças para a defesa setubalense do primeiro ao último minuto.
Foi assim com naturalidade que o primeiro golo surgiu logo aos cinco minutos de jogo. O empate do Setúbal surgiu, no entanto, a meio da primeira parte, contra a corrente do jogo.
Foi aí, no entanto, que nos apercebemos que a dinâmica da equipa não permitiria outro resultado que não fosse a vitória: dois minutos depois, numa jogada de envolvência atacante, Jéssica repunha a justiça no marcador.
Assim, fomos para o intervalo com 2 a 1 no resultado – bastante lisonjeiro para a equipa visitada, sublinhe-se.
A segunda parte não foi diferente em dinâmica: o Atlético foi dono e senhor do jogo, surgindo com naturalidade mais dois golos – um de Gama, o seu segundo golo do jogo, e outro de Sara Pardal.
O sucesso das mulheres de Alcântara não foi objecto de qualquer reparo e a vitória foi festejada com sobriedade, considerando, até, a naturalidade do resultado.
O treinador Carlos David, foi o exemplo desse compromisso: o jogo para a Taça de Portugal, do próximo dia 1 de Novembro na Amora, começou, desde logo, a ser preparado.
Sem querermos destacar nenhuma jogadora em especial, considerando que a grande obreira da vitória foi a dinâmica do grupo, não podemos deixar de salientar o exemplo da nossa capitã Cláudia Neves: sofrido o golo do empate, não esperou um segundo por repor a bola em jogo, moralizar as colegas e impor, de imediato, a pressão no sentido da baliza adversária.
Este domingo, em Setúbal, começámos uma nova era no futebol sénior feminino do Atlético Clube de Portugal.

Pelo Atlético alinharam: Margarida Costa, Cátia Sousa, Bruna Araújo, Sara Pardal, Cláudia Lopes, Cláudia Neves (cap), Marta Santos, Rita Inglês, Ana Gama, Jéssica Soares, Mafalda Marques. Jogaram ainda Sara Reis, Sara Sobral e Soraia Vicente.

Golos: Ana Gama (2), Sara Pardal e Jessica Soares.