E à quinta jornada o Atlético estreou-se a vencer em casa. Depois de dois empates, com Palmense e Agualva, o Atlético levou de vencida o Santa Maria, mas não sem antes “obrigar” os seus adeptos a juntarem-se ao jogo. O Santa Maria empatou a 12 minutos do fim, e foi com o apoio das bancadas (onde temos de destacar a actuação do nosso associado Tiago Mendes, o popular “Podim”), que o atlético em cinco minutos fechou o resultado numa vitória por 4-2, que catapulta a nossa equipa para quarto lugar, a dois pontos do líder.

O jogo, esse, abriu com um livre de José Viegas, aos 4′, que passou por cima do travessão. O Santa Maria permitia espaços à nossa linha avançada, e Cláudio Simões aproveitava esse espaço, mas a ineficácia tomava de assalto na hora de rematar à baliza. Aos 18′ Cláudio Simões cruza na direita e Omar Tore vê o guardião do Santa Maria a defender a dois tempos. Aos 24′ é Vítor Henriques, em excelente jogada individual onde passa por três adversários a falhar na hora do remate.

O Santa Maria chega pela primeira vez à baliza de André Antunes aos 26′, e logo com perigo, a obrigar o nosso guarda-redes a duas intervenções de elevado grau de dificuldade no espaço de um minuto.

O primeiro golo do Atlético surge já no final da primeira metade, numa grande penalidade que José Viegas não desperdiçou.

A vencer por 1-0 o Atlético entrou bem na segunda parte e aumenta a vantagem aos 53′, com Cláudio Simões a cruzar para a área e Vítor Henriques, num pontapé acrobático, a fazer um grande golo.

Com o Atlético a jogar melhor, foi com alguma surpresa que o Santa Maria chegou ao golo, aos 72′, e foi mais surpreendente ainda o empate, onde a passividade da nossa defesa foi determinante para o golo dos visitantes.

Com 12′ para jogar o Atlético tomou de assalto a baliza visitante e chega ao 3-2 aos 83′. José Viegas cruza na esquerda, Frederico Silva não chega À bola mas Cláudio Simões aparece nas costas e faz o terceiro golo do Atlético. Cinco minutos depois é Kelson a cruzar da direita, mas desta vez Frederico Silva desvia bem a bola do guarda-redes e fecha o resultado em 4-2 para o Atlético.

Com esta vitória o Atlético ascende aos 4º lugar, com 9 pontos, os mesmos do Palmense, e a dois dos líderes, Domingos Sávio e Mem Martins.

1ª Divisão AF Lisboa, 2016/17
6 Novembro 2016 | Domingo | 15:00 H
Estádio da Tapadinha, em Lisboa.

ATLÉTICO 4-2 SANTA MARIA
Marcadores:
1-0, José Viegas (45’+1, gp);
2-0, Vítor Henriques (53′);
2-1, Santa Maria (72′);
2-2, Santa Maria (76′);
3-2, Cláudio Simões (83′);
4-2, Frederico Silva (88′).

ATLÉTICO: André Antunes; Rui Dias, João Canha (C), Léo Santos e Dery Hernandez; Pedro Fonseca (Joel Furtado, 73′), Vítor Henriques (João Jorge, 73′) e José Viegas; Ricardo Lopes (Kelson, 45′), Cláudio Simões (Paulo Kalanga, 89′) e Omar Ture (Frederico Silva, 73′).
Suplentes: Ricardo Carolino, Paulo Kalanga, João Jorge, Kelson, Joel Furtado, Frederico Silva e Leonardo Pires.
Treinador: Rafael Gomes.

Árbitro: Bruno Ferreira.
Assistentes: Nuno Henriques e Bruno Costa.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Vítor Henriques (39′), José Viegas (46′) e João Jorge (90’+1).