A época 2020/2021 traz de volta a gestão do futebol de formação para a esfera do clube.
Saiba mais sobre a visão do novo futebol jovem do clube assim como o atual ponto de situação do futebol de formação do Atlético nas linhas abaixo, redigidas pela atual coordenação:

MISSÃO / VISÃO

VISÃO –  Ser reconhecido como um clube de referência no futebol de formação no distrito de Lisboa e atingir notoriedade de âmbito nacional.

MISSÃO – Recuperar a notoriedade do futebol de formação do Atlético Clube de Portugal.

OBJETIVOS

Para concorrer para a missão/visão, estabeleceram-se vários objetivos, de diferentes áreas e a atingir em diferentes etapas dos quais se destacam:

  • – Evolução constante e integral do jogador de futebol (Desenvolvimento individual)
  • – Incrementar nível de conhecimento sobre o jogo de futebol (Ensino do Jogo coletivo)
  • – Ter uma atitude competitiva em todos os momentos (Superação)
  • – Levar o jogador a sentir orgulho de estar no Atlético (Mística Atlético)

Estes são apenas alguns pontos que nos faz sentido olhar assim que iniciarmos a nossa prática. Naturalmente, temos muitos mais pontos que queremos ver concretizados (objetivos conceptuais, organizativos, pedagógicos, de desenvolvimento e competitivos) e esses também vão ser uma preocupação constante. Isto porque queremos desenvolver o clube desde já mas olhando sempre para uma estrutura que se torne organizada, sólida, automatizada, que prevaleça sobre o tempo e que, acima de tudo, defenda os máximos interesses do Atlético Clube de Portugal.

CONSTRUÇÃO DOS PLANTÉIS

A primeira prioridade foi assegurar a continuidade dos jogadores inscritos pelo Atlético na época 19/20. Felizmente, neste momento, temos 90% desses mesmos jogadores garantidos, visto que os respectivos encarregados de educação manifestaram essa vontade e preencheram a documentação solicitada para continuarem no clube.

Consequentemente, através do levantamento por nós realizado, algumas equipas estavam desequilibradas em termos numéricos. Logo, uma das exigências era corrigir este aspeto e paralelamente recrutar com qualidade. Esta foi sempre a premissa. Equilibrar as equipas relativo ao número de jogadores mas simultaneamente trazer jogadores que possam incrementar qualidade.

Neste momento estamos em posição de garantir que atingimos todas as expectativas e que estes objectivos estão concretizados.

TREINADORES

O quadro de treinadores está fechado e todos os técnicos contratados são da máxima confiança da coordenação. Todos eles já trabalharam directamente com os elementos da coordenação e foram minuciosamente seleccionados. Conhecem perfeitamente o escalão etário pelo o qual ficarão responsáveis, têm habilitações e os conhecimentos desejados (tanto através dos cursos de treinador como através do ensino superior em treino desportivo e/ou educação física) e cumprem um perfil previamente definido – competência, criatividade, proximidade e ambição. Brevemente irão ser apresentadas todas as equipas técnicas.

ORGANIZAÇÃO, METODOLOGIA E SENTIMENTO

É fundamental dotar o clube de uma estrutura organizada, com uma forma de trabalhar reconhecida por todos os elementos do departamento do futebol de formação. Até ao momento, tudo correu dentro das perspectivas estando direcção e coordenação alinhadas no sentido de se satisfazerem as necessidades e exigências para um início de sucesso.

Relativamente à área mais prática, a metodologia de treino  – original, fundamentada e criativa – já se encontra definida pela coordenação e irá ser transversal a todos os escalões, visto que, os conteúdos foram planeados de forma a estarem encadeados ao longo do desenvolvimento etário e, num sentido evolutivo, que permita uma preparação mais eficaz numa lógica de transição de escalão para escalão. Também sobre a perspetiva da coordenação e consequente atuação do corpo técnico pretende-se uma abordagem pedagógica que proporcione um desfrute nos momentos de treino/jogo e que, simultaneamente, haja uma exigência e compromisso com o desenvolvimento e superação. Aliás, é crença adquirida pela nossa experiência que os jogadores só atingem um real, e constante, desfrute se se sentirem sistematicamente desafiados e em situações de exigência e superação.

Por fim, enquadraremos em todas as tarefas, dentro e fora de campo, uma mensagem que é essencial para nós – transmitir aquilo que é a dimensão histórica do Atlético e a identidade e mística que se vive no Estádio da Tapadinha.

RETORNO AOS TREINOS / INICIO ÉPOCA 20/21

Devido à situação excepcional que vivemos atualmente, aguardamos as indicações das entidades reguladoras, sobretudo a Direção Geral de Saúde, relativas ao retorno da prática desportiva. Ainda assim, perspetivamos que a nossa equipa de Juniores regresse aos treinos na primeira quinzena de Agosto (em data a definir) e que as restantes equipas da formação iniciem a época 20/21 na primeira semana de Setembro. Em todo o caso, iremos respeitar as normas das entidades competentes e, aquando do início da época, informaremos o mais antecipadamente possível todos os encarregados de educação.

CONTACTO COM OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Reforçamos a disponibilidade para contacto directo com todos os encarregados de educação –  seja por telemóvel, email ou contacto presencial, a coordenação encontra-se constantemente disponível para qualquer informação que os encarregados de educação pretendam ou qualquer dúvida/inquietação que persista. Contactos: futebolformacao@atleticocp.pt // +351 924 394 251