Esta semana temos o prazer de trazer um pouco d’A Sociedde Promotra de Educação Popular (SPEP) e a sua ligação ao Atlético Clube de Portugal. Esta Sociedade – vulgarmente conhecida como A Promotora – situada no Calvário tem como projeto promover a educação, a cultura e a recreação estando ao serviço dos seus sócios e de todos os cidadãos em geral da nossa comunidade. Este projeto materializa-se em três áreas de intervenção:

  • Na Educação, promovendo a sua Escola de 1ºCiclo – formando crianças nas suas várias vertentes: física, social, moral, emocional e intelectual. Esta escola abraçou a missão de cuidar e formar crianças felizes há mais de cem anos. Ainda no contexto educativo tem também o Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) que proporciona a todas as crianças um conjunto de atividades e dinâmicas de aprendizagem e lazer utilizado por muitas das crianças deste bairro.

  • Na Cultura tem atividades regulares associadas à Promotora e que fazem parte do seu espaço. Estão ligadas à Promotora pois defendem os mesmos princípios da instituição – nomeadamente os valores de estima e serviço por toda a comunidade presentes no nosso Projeto – o grupo de Teatro Teatr´Alma e a Milonga A Promotora. Ocasionalmente cooperam com outras instituições do bairro e da nossa cidade e estão sempre abertos a apoiar outras instituições, coletividades ou projetos que enriqueçam a nossa comunidade. A Promotora deve ser um espaço que serve a comunidade e que faz parte de todos os que por um motivo ou outro se cruzam com a mesma. Esse é o espírito de missão desta instituição.

– No Setor Recreativo pretendem proporcionar aos seus associados o ponto de encontro ideal para o convívio saudável podendo ver os jogos de futebol na televisão, jogar uma partida de snooker, cartas, damas, xadrez ou dominó. Este setor pretende ser um local de encontro de amigos e um ponto de encontro de cidadãos com os mesmos interesses desportivos e recreativos.

A ligação com o Atlético prende-se nomeadamente com um protocolo existente na área do basquetebol permitindo a iniciação das crianças da Promotora na modalidade e, por outro lado, contribuindo para o desenvolvimento destas e para a possibilidade de virem a integrar a equipa do Atlético.