O Atlético Clube de Portugal vive um período reformulativo, onde a riqueza histórica do Clube é a base de projecção para um futuro esperançoso. Para que isto aconteça, é, no presente, preciso tomar medidas corajosas e transparentes para guiar o Clube no caminho que todos queremos.

Desta forma, todos os aspectos e nuances da vida do Clube estão a ser alvo de constante análise, ajuste e melhoria face ao estado actual do Clube e o seu caminho a curto, médio e longo prazo. Não se consegue gerir sem categorizar, planear e, sobretudo, priorizar.

Nesse sentido, foi tomada uma decisão relativamente ao futuro do Basquetebol do
Atlético.

Sumarizando, e em jeito de contexto, urge saber que:

  • face às novas exigências financeiras e logísticas da FPB  para a próxima época (a rondarem um orçamento anual de 23.000€)
  • face à ausência de uma formação sustentada em vários escalões em pirâmide
  • face à falta de condições actuais do pavilhão (nomeadamente, tabelas adequadas e próprias para os escalões da formação e outras obras de conservação e melhoria)
  • face à debilidade do apoio à estrutura e na própria competição (que normalmente assenta na colaboração e envolvimento dos escalões de formação – pais e atletas – que atualmente não existe)
  • face à lacuna de jogadores da formação que alimentem a equipa sénior, condição essencial para a subsistência da mesma)

Comunicamos que surgiu a decisão de não se inscrever equipa sénior de Basquetebol nas competições da FPB.

Todavia, esta decisão não foi tomada com o propósito de acabar com a secção de Basquetebol do Atlético Clube de Portugal, mas sim com a continuação da secção em trâmites sustentáveis, adequados à realidade do Clube e à tradição na modalidade.

Assim, esta decisão tem como base fundamental a aposta séria na formação de basket para criar as condições necessárias para que o basquetebol volte a ser uma modalidade popular no nosso clube, e, sobretudo, que a situação que se vive atualmente não se volte a repetir.

Tendo este pilar de formação bem assente na estratégia do Clube, informamos que:

  • Irão ser ser instaladas novas tabelas (prontas no início da época) que possibilitarão a que o pavilhão volte a ser a casa da formação e o Atlético se torne novamente num viveiro de basquetebolistas
  • Vão ser requalificadas as instalações utilizadas pelos praticantes e familiares
  • Ocorrerá a modernização das infra-estruturas tendo como ambição uma maior eficiência energética do pavilhão
    (E do restante complexo)

Importa salientar que a vertente de utilização do Pavilhão pelo S.L.Benfica não está assente no protocolo de colaboração existente entre os 2 clubes, tratando-se de um aluguer com valor mensal fixo e que é estabelecido (e renovado) anualmente – sendo que ainda nada está firmado para a próxima época desportiva.

Esta decisão (e todas as outras que têm sido feitas) é tomada com a noção que os recursos são limitados, pelo que o caminho a seguir tem de ser trilhado com segurança e ajustado à realidade actual do Clube.

Agora, mais que nunca, o caminho do Atlético Clube de Portugal passa pela união e colaboração de todos os apaixonados pelas nossas 3 cores, sejam sócios, adeptos, simpatizantes, amigos, etc.

Para concluir, informamos que o novo projeto da formação irá ser comunicado e apresentado brevemente.

Agradecemos a todos os que sentem este Clube (e esta secção em particular) e apelamos novamente a todos para que colaborem com o Clube nesta fase tão importante de redefinição da estratégia para esta modalidade que nos é tão querida.